OS BENEFÍCIOS DO SERVIÇO DE FRETAMENTO

A contratação de um veículo fretado (van, micro-ônibus e ônibus) para o deslocamento de grupos de pessoas seja para o trabalho, eventos ou viagens turísticas, traz uma série de benefícios. Dentre elas está a exclusividade do serviço, desde a escola da empresa, do tipo e padrão do veículo até a o local e horário de embarque e pontos de parada; aliada ao conforto e segurança dos veículos que são climatizados, dotados de poltronas individuais reclináveis, equipados com cinto de segurança e uma série de acessórios (toalete, frigobar, wi-fi, mantas, tomadas, etc), que, conforme o padrão do veículo, são disponibilizados aos passageiros, oferecendo muita tranquilidade nos deslocamentos.

O uso de qualquer veículo de transporte coletivo traz vantagens na ocupação do espaço viário disponível, em relação aos automóveis e às motocicletas. Isto está relacionado à capacidade dos veículos de transporte coletivo de acomodar uma quantidade muito superior de pessoas, usando um veículo apenas duas vezes maior do que, por exemplo, o automóvel.

A figura ao lado mostra a diferença de consumo de espaço viário de pessoa transportada, entre os veículos ônibus, motocicleta e automóvel. Pode-se observar que um ônibus com dos passageiros leva um consumo de espaço por passageiro (27m²) inferior ao de uma automóvel com um passageiro (33m²). Observa-se também que um ônibus com cinco passageiros leva um consumo de espaço por passageiro (10,8m²) inferior ao de um automóvel com 2 passageiros (16,5m²). No nosso caso específico, o ônibus mais comum no transporte por fretamento atende de 40 a 50 passageiros e, portanto, tem enorme vantagem em relação ao espaço viário ocupado por cada passageiro.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA

A segunda figura ao lado mostra as diferenças de consumo de energia por passageiro transportado. Pode-se observar que um ônibus com três a quatro passageiros já chega a um consumo de energia por passageiro (113gep) semelhante ao de um automóvel com um passageiro (110gep). Um ônibus com seis passageiros j[a chega a um consumo de energia por passageiro (57gep) semelhante ao de um automóvel com dois passageiros (55gep). No nosso caso específico, o ônibus mais comum no transporte por fretamento atende de 40 a 50 passageiros e, portanto, tem enorme vantagem em relação ao consumo de energia por cada passageiro.

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES

A figura ao lado mostra as diferenças de emissões de poluentes locais por passageiro transportado. Pode-se observar que um ônibus com dois passageiros já chega a uma emissão de poluentes locais por passageiros (13gr) inferior a de um automóvel com 1 passageiro (16gr). Observa-se também que um ônibus com quatro passageiros já chega a uma emissão de poluentes locais por passageiro (6gr) menor que a de um automóvel com dois passageiros (8gr). No ônibus mais comum no transporte por fretamento atende de 40 a 50 passageiros e, portanto, tem enorme vantagem em relação à emissão de poluentes locais por cada passageiro.

CASO MERCEDES BENZ EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

A figura ao lado mostra para o caso da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, qual seria o aumento do consumo de energia e da emissão de poluentes se o serviço por fretamento fosse descontinuado e os usuários tivessem de ir ao trabalho de automóvel. Pode-se observar que o consumo anual d eenergia aumentaria de 1,5 mil TEL (toneladas equivalentes de petróleo) para 6,3 mil TEP, representando um aumento anual de 5,2 mil TEP. A emissão anual de poluentes do efeito estufa (CO2) aumentaria de 5,2 mil toneladas para 19,7 mil toneladas com acréscimo de 14,5 mil toneladas por ano.

REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

O uso do transporte público com qualidade apresenta menor risco de acidentes que o uso da motocicleta ou do automóvel. Isto decorre do fato da operação do transporte coletivo de qualidade ser mais cuidadosa em relação aos condutores e à manutenção dos veículos.

A melhor forma de verificar existência de um risco menor é comparar a incidência de acidentes e as distâncias percorridas pelos veículos – o seu grau de exposição aos riscos. No Brasil não existem dados sobre as distâncias percorridas pelos veículos, o que dificulta o cálculo do índice de acidentes.

Para atingir o objetivo proposto foram analisados dados recentes de um grande estudo do Ministério de Minas e Energia que faz a estimativa das emissões futuras de poluentes pelos veículos usados no Brasil (MME, 2011).

O estudo estimou qual é a frota de veículos que está em operação e qual é o seu consumo de combustíveis, por tipo de veículo. Utilizando o consumo verificado no uso dos ônibus no Brasil foi possível estimar as distâncias percorridas pelos ônibus e a partir daí correlacionar estas distâncias à quantidade de pessoas que morreram.

Observa-se que o índice relativo de mortes por bilhão de veículo-km de usuários de automóvel é quase quatro vezes superior aos dos usuários de ônibus. O índice referente às motocicletas é 34 vezes superior aos ônibus. Isto comprova que usar o ônibus é mais seguro do que usar o automóvel ou a motocicleta.

REDUÇÃO DO USO DO ESPAÇO VIÁRIO

Como o uso do ônibus leva a um consumo menor do espaço viário, quando as pessoas trocam o automóvel pelo ônibus o nível de congestionamento diminui consideravelmente. A figura ao lado mostra o que acontece quando 40 pessoas trocam o automóvel por um ônibus. Observa-se que quando as 40 pessoas utilizam 40 automóveis elas consomem 1.320 m² de espaço viário, que é equivalente a uma faixa de tráfego com 440 metros de extensão. Quando metade delas passa a usar um ônibus, o espaço viário total cai para 714 m² (660 m² dos autos e 54 m² de um ônibus), correspondendo a uma faixa de tráfego de cerca de 240 metros de extensão.

Quando todas as pessoas passam a usar ônibus o espaço total se reduz a 54m², o que implica na ocupação de uma faixa de tráfego de cerca de 20 metros de extensão (o espaço que o ônibus precisa usar para circular). Ou seja, o uso do ônibus por 20 pessoas leva a uma economia de 200 metros de faixa de tráfego e o seu uso por 40 pessoas leva a uma economia de 420 metros de faixa de tráfego, tendo grande impacto nos níveis de congestionamento.

Uma das formas de compreender o papel do transporte por fretamento na redução do uso do espaço viário é estimar qual seria o impacto da eliminação do fretamento em vias nas quais ele é operado. Para fazer esta estimativa, utilizamos contagens de fluxos horários de ônibus de fretamento em três rodovias de aproximação de São Paulo – Imigrantes, Bandeirantes e Castelo Branco.